terça-feira, 16 de maio de 2017

             Chegou o tão esperado dia 11/05 segundo dia de aplicar nossa oficina. Apesar de estarmos confiantes de que essa nova proposta fosse dar certo não dava pra se negar aquele frio na barriga de não dar novamente certo. Mas como previsto os recortes nas revistas deixaram as crianças envolvidas e estavam ansiosos para nos contar suas historias através das imagens selecionadas por eles, e tudo transcorreu bem tudo que nesse dia foi propostos para eles os mesmos fizeram com a maior empolgação.
 
 
 





              No dia 10/05 que foi o início da nossa oficina pensamos em desenvolver com eles (os
estudantes do 3 ano B da escola 30 de agosto) a questão das diferenças, e fazer com que os alunos tivessem o assunto abordado de uma forma diferente como já comentado no nosso projeto inicial, mas ao lançarmos nossas propostas percebemos que mesmo levando e usando equipamentos de projeção para que o assunto fosse transmitido de forma lúdica, não deu muito certo ficaram totalmente dispersos, poucos foram os que prestaram atenção. Então vimos a necessidade de mudar totalmente o que já havíamos planejado e em nenhum momento pensamos em desistir, conversamos com nossa supervisora Vitória, com nossa amiga Arlene e começamos a pensar o que seria possível passar para aquelas crianças que fosse algo atrativo e deixasse eles totalmente envolvidos na nossa proposta. tivemos ajuda de novas ideias também da nossa coordenadora Simone de Lucena e ficou decidido que no dia seguinte passaríamos para os alunos o seguinte através de recortes de imagens selecionadas por eles mesmos essas mesmas imagens eles iriam contar uma historia que fosse de seu interesse. Ficamos super ansiosas se essa nova ideia daria certo.
                                           
                                                             Projeto da oficina

PLANEJAMENTO COM RECURSOS EDUCACIONAIS


1.      Tema: Diferenças: não basta reconhecê-las é preciso respeitá-las.

O tema abordado será a diversidade, coma leitura da história Menina Bonita do Laço de Fita de Ana Maria Machado. A série escolhida é o 3º ano, com alunos de faixa etária entre 7 e 11 anos.

2.      Apresentação
Essa história é ótima para ser trabalhada as questões de diferenças raciais, de preconceito, que na maioria das vezes são disseminados nas crianças, visto que essas não são preconceituosas – aprendem a ser. É um tema interdisciplinar que aborda temáticas de sociologia, artes, literatura, redação, português, psicologia dentre outras, podendo ser trabalhadas de acordo com as necessidades e feedback da turma.
SINOPSE
Uma linda menina negra desperta a admiração de um coelho branco, que deseja ter uma filha tão pretinha quanto ela. Cada vez que ele lhe pergunta qual o segredo de sua cor, ela inventa uma história. O coelho segue todos os "conselhos" da menina, mas continua branco.

3.      Conteúdos
Sociologia – Etnia e diferenças raciais e multiculturalismo;
Artes – Colorir e customizar seu desenho para confecção de cartazes.
Literatura Infantil – História contada da Menina Bonita do Laço de Fita;
Português e Redação – Expressão oral e corporal, compreensão e interpretação de texto.

4.      Metodologia
1ª Etapa:
No primeiro momento será contada a história da Menina Bonita do Laço de Fita para a turma.

2ª Etapa:
O segundo momento será uma roda de conversa, onde será solicitado que as crianças recontem a história de acordo com a figura do personagem apresentado para ela. Reler o trecho: “O coelho achava a menina a pessoa mais linda que ele já tinha visto toda a vida! E pensava: - Ah, quando eu casar quero ter uma filhinha pretinha e linda que nem ela! ”, e problematizar levantando algumas questões para que as crianças possam expor suas ideias a respeito do que é ser bonito e, de acordo com as respostas delas ir enfatizando a importância de sermos diferentes, e levantar o questionamento de como seria se todos fossemos iguais;

3ª etapa:
Mandar os alunos pintar os laços e os coelhinhos (levados previamente), na cor que eles quiserem para colar no cartaz da menina do Laço de Fita.

4ª etapa:
Colocar o vídeo musical sobre diversidade: O Normal é Ser Diferente, de Jair Oliveira; Cantar todos juntos.

5.      Objetivos
Através do uso de matérias como livros e mídias supracitados busca-se:
ü  Apresentar as diferenças, propiciando o conhecimento de si e do outro;
ü  Fazer perceber que toda pessoa tem sua beleza independentemente da cor ou cabelo;
ü   Permitir enxergar o belo independentemente da cor;
ü  Promover o respeito às diferenças;
ü   Estimular o interesse pela leitura.

6.      Tempo de duração das atividades
Quatro horas aulas

7.      Recursos
Livro da história, fantoches (opcional), vídeo em pen drive ou em mídia DVD, além do vídeo musical: O Normal é Ser Diferente, televisão ou data show, papel cartolina, desenhos para colorir, fantoches, lápis de cor e/ou giz de cera

8.      Avaliação
ü  Avaliar a compreensão da história contada;
ü  Observar se as crianças tratam com respeito seus colegas;
ü  Notar se as crianças valorizam as características que são diferentes das suas;
ü   Habilidades de colagem;
ü  Habilidades de se expressar oralmente;
ü  Espontaneidade na exposição da história;


Referências


BRASIL: Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil (Vol.1, p. 32. Brasília, 1998) Diversidade e Individualidade.
 
 
 
Início da oficina: 10/05/2017